quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A DEPRESSÃO QUE MATOU ROBIN WILLIAMS TEM CURA?

É lamentável recebermos notícias como a morte trágica do ator Robin Williams. A morte em si, já causa grande comoção, e quando ela vem carregada de dramaticidade como no caso desse ator mundialmente reconhecido, causa-nos ainda mais espanto.
Muitas perguntas surgem: como pode alguém como ele cometer suicídio? Qual seria a raiz de todo o seu sofrimento? Não era ele rico, possuía fama e os holofotes não estavam sempre sobre ele?
Isso tudo me faz chegar mais uma vez a uma conclusão: a felicidade, a alegria de viver não está atrelada à aquilo que possuímos ou conquistamos, também não tem nada haver com o que as pessoas atribuem a nós, ela está intrinsecamente ligada com a nossa alma.
Nessa manhã li o texto de um blogueiro do Yahoo Brasil falando que ele (Robin Williams) estava doente de depressão e que a depressão não tem nada haver com o estado emocional, financeiro entre outras coisas e sim com uma deficiência bioquímica do organismo. Não posso concluir se essa informação está correta, pois não tenho conhecimento técnico suficiente sobre o assunto , no entanto pontuo que discordo pelo conhecimento de vida que tenho e pelo que me ensina as escrituras.
Gostaria que você refletisse comigo no Salmo 143, que em meu humilde entendimento me parece um texto de quem está passando por um sério problema de depressão. No versículo 4, ele diz: por, isso dentro de mim esmorece o meu espírito , e o coração se vê turbado. Há claramente indicativos de uma pessoa que está abrindo mão de viver e continua nos versos seguintes: lembro-me dos dias de outrora, penso em todos os teus feitos e considero as obras das tuas mãos. A ti levanto as minhas mãos; a minha alma anseia por ti, como terra seca sedenta. Dá-te de pressa, Senhor em respoder-me; o espírito me desfalece; não me esconda a tua face, não me escondas a tua face, para que eu não me torne como os que baixam à cova. Faze-me ouvir pela manhã a tua graça, pois eu confio em ti; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Salmo 143.4-8.
O salmista não queria descer à cova como muitos tem decido (por meio da depressão). A sua cura aconteceu no momento em que ele clamava a Deus para vivificar a sua alma, para tirá-la daquele estado de negação da vida.
 Não sei ao certo a raiz desse mal chamado depressão, no entanto sei que, seja ele físico, psicológico, emocional ou espiritual há cura, e a cura se dá na alma. Essa cura acontece quando a nossa alma fadigada dessa vida, deseja ser vivificada pelas mãos do seu criador. Quando não há esse desejo de ser vivificado por Deus, nasce o desejo de suicídio.
Deus tem a cura para nossa alma, somente Ele é a cura para nossas enfermidades, somente n'Ele encontraremos paz.
Deus te abençoe com alegria, paz e gozo na alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário